domingo, 20 de março de 2011

Usineiro diz que falta vontade política para derrubar barreiras ao etanol


O presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Mello, considera que falta vontade política para resolver o problema das barreiras impostas às exportações de etanol do Brasil para os Estados Unidos. A Cosan é uma das maiores produtoras mundiais de açucar e álcool a base de cana-de-açúcar.

- O problema do etanol é exclusivamente político. Existe alto protecionismo e subsídio muito grande nos Estados Unidos. Falta coragem politica para enfrentar o problema.

De acordo com Mello, a parceria comercial seria vantajosa para os dois países.

- Essa situação precisa ser enfrentada. Abriria um mercado enorme e nós poderíamos perfeitamente trabalhar em conjunto com os americanos. Os EUA precisam criar consumo e abrir outras alternativas. Há espaço para todo mundo e pode ser feito um remanejamento tributário nos EUA. Os americanos precisam sair da defensiva e partir para o negócio ativo. Isso não vai prejudicar os produtores americanos e é benéfico para os dois países.

Segundo o representante da Westinghouse Eletric Company, Aris Candris, existe interesse do governo americano de reverter esse quadro. Prova disso, segundo ele, é a própria vista do presidente Barack Obama ao Brasil.

- Pensar no Brasil de forma colaborativa é um evento recente, mas o fato de Obama estar aqui, e do convite à presidenta Dilma para ir aos EUA em breve, foca o fortalecimento [da relação] bilateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário