terça-feira, 1 de março de 2011

ExxonMobil perfura a mais 12 mil metros o poço de longo alcance mais profundo do mundo


A ExxonMobil anunciou que sua subsidiária Exxon Neftegas perfurou com sucesso, no fim de janeiro, o poço de longo alcance mais profundo do mundo no campo de Odoptu, um dos três campos do Projeto Sakhalina-1, localizado em águas do extremo oriente da Rússia. De acordo com a companhia, o poço Odoptu OP-11 alcançou uma profundidade total medida de 12.345 metros, estabelecendo novo recorde mundial de perfuração de longo alcance.

O Odoptu OP-11 estabeleceu também o novo recorde mundial de alcance horizontal: 11.475 metros. A companhia destaca que perfurou o poço em apenas 60 dias, usando o processo de perfuração rápida da ExxonMobil.

Segundo a ExxonMobil, o processo de perfuração de longo alcance, chamado ERD, permite perfurar terra sob o fundo do mar até alcançar as reservas de petróleo e gás e operar com segurança e responsabilidade ambiental em um dos ambientes subárticos mais exigentes do planeta. O Projeto Sakhalina-1, que inclui ainda os campos de petróleo e gás de Chayvo e Arkutun Dagi, tem a Exxon Neftegas como operadora, representando um consórcio internacional que inclui as afiliadas da estatal russa Rosneft RN-Astra e Sakhalinmorneftegas-Shelf, a empresa japonesa SODECO e a estatal de petróleo indiana ONGC Videsh.

Desde que o primeiro poço foi perfurado, em 2003, seis dos dez maiores poços com recordes de perfuração de longo alcance do mundo foram perfurados no âmbito do projeto Sakhalina-1. A plataforma Yastreb, especialmente projetada, foi usada em todos eles, estabelecendo inúmeros novos recordes do setor em termos de profundidade, taxa de penetração e perfuração direcional.

Desde sua instalação, segundo a ExxonMobil, o projeto Sakhalina já produziu cerca de 300 milhões de barris de petróleo, exportados para vários países. Os recursos passíveis de aproveitamento são de 2,3 bilhões de barris de petróleo e 485 bilhões de metros cúbicos de gás natural. O poço vem sendo também um fornecedor essencial de cerca de 6,8 bilhões de metros cúbicos de gás natural associado para clientes em Khabarovsk Krai, no extremo oriente da Rússia, onde é usado para aquecimento residencial e para suprir as demandas crescentes de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário