sábado, 12 de fevereiro de 2011

Opep aumenta de novo projeção da demanda mundial de petróleo


Paris, 10/02/2011 - 11h22

A Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) voltou a subir sua projeção da demanda mundial de petróleo para 2011 devido a uma atividade industrial robusta, especialmente na China e nos Estados Unidos, e a um "inverno glacial" que afetou a maior parte das regiões da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos), segundo o informe mensal publicado nesta quinta-feira. A Opep aposta agora numa demanda de ouro negro de 87,7 milhões de barris diários em 2011, uma cifra revisada em alta de 0,46%.

Nesta quinta-feira, o petróleo Brent permanecia acima de 100 dólares, impulsionado pela tensão política no Egito e por estoques menores no Mar do Norte, contrastando com o estoque maior nos Estados Unidos, fazendo o spread entre os preços continuar amplo. O Brent caía 0,13 dólar, para 101,69 dólares o barril, e o petróleo dos EUA para março caía 0,04 dólar, para 86,67 dólares o barril.

"Quando há razões políticas no pano de fundo, isso sempre será analisado", disse Ben Le Brun, da CMC Markets, acrescentando que a tensão no Oriente Médio pode fazer os preços do petróleo escalarem. Investidores continuavam preocupados de que a revolta popular na Tunísia e no Egito incentive levantes em outros produtores de petróleo como a Líbia ou a Arábia Saudita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário