segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Chevron reinjeta nos poços 100% da água utilizada na produção do Frade


A Chevron Brasil informa que se tornou pioneira na adoção, no país, da reinjeção, nos próprios poços, de 100% da água produzida e 100% da água utilizada no processamento de petróleo em seu campo Frade, na bacia de Campos. Esse procedimento elimina o descarte, diretamente no mar, da água utilizada no tratamento do óleo.

Em 2010, cerca de 4,5 milhões de barris de água foram reinjetados nos poços dedicados à reinjeção de água. Deste volume, 1,6 milhão de barris são provenientes do processo de tratamento do óleo e o restante é a própria água do mar utilizada para manter a pressão nos reservatórios. O sistema do FPSO Frade (foto) utiliza equipamentos básicos como hidrociclones e células flotadoras de óleo, formando uma planta que tem capacidade para tratar 130 mil barris de água produzida por dia e de injetar até 150 mil barris de água diariamente.

A produção de água é um processo que está diretamente relacionado à produção de óleo nos campos de petróleo e sua reinjeção nos reservatórios também contribui para que a pressão nos poços seja mantida. Em média, a recuperação primária (ou seja, sem injeção de água ou outro fluido) é da ordem de 15% de todo o óleo existente no reservatório. Já com injeção de água, este fator de recuperação dobra para aproximadamente 30%.

"Reinjetar 100% da água é uma prática muitas vezes desafiadora, mas a Chevron está comprometida em fazer a coisa certa para o meio ambiente", afirma George Buck, presidente da Chevron Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário