sexta-feira, 18 de junho de 2010

CHEFE DA BRITISH PETROLEUM NEGA RESPONSABILIDADE DIRETA NO ACIDENTE NO EUA

O executivo chefe da BP, Tony Hayward, procurou afastar sua responsabilidade direta no acidente com a plataforma no golfo do México em testemunho à Câmara dos Representantes (deputados) dos EUA ontem. "Não estive envolvido no processo decisório" de construção do poço, afirmou repetidas vezes. "Houve discussões entre engenheiros sobre escolhas na construção, e decisões de engenharia foram tomadas.

Enfrentando um interrogatório duro por parte dos deputados, ele afirmou que as investigações até agora identificaram sete áreas com problemas, entre elas o uso do cimento e controle do poço perfurado. Mas disse vezes sem conta que "não fará julgamentos sobre o que aconteceu até que a investigação esteja concluída."

De posse de e-mails trocados entre funcionários da empresa e outros documentos, os deputados disseram ter verificado que as decisões foram baseadas em pressa e desejo de economizar. Para Hayward, porém, as escolhas foram tomadas pensando "na integridade da plataforma a longo prazo". Pressionado, que "se sente muito responsável" e que é preciso "determinar exatamente o que aconteceu". Mas reiterou que "simplesmente não estava envolvido no processo decisório". "Eu vi os documentos, [mas] não tirei conclusões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário