domingo, 10 de julho de 2011

Barreira do álcool nos EUA pode acabar em agosto e beneficiar exportação do etanol brasileiro


Senadores americanos dos partidos Republicano e Democrata anunciaram nesta quinta-feira acordo para acabar, no final deste mês, com os subsídios ao álcool de milho no país e com a tarifa de importação ao produto importado -que funciona como uma barreira à entrada do etanol brasileiro nos EUA.

No mês passado, o Senado dos EUA aprovou emenda para acabar com os subsídios, mas, como ela está acoplada à lei de revitalização da economia americana - que ainda não foi aprovada - e por isso continua parada no Senado.

O objetivo do acordo de hoje é acelerar o processo e incluir a eliminação dos subsídios no projeto de lei que estabelece um teto para os gastos públicos e que precisa ser aprovado até 2 de agosto.

"Esse acordo significa uma boa chance de ter uma votação rápida para o fim dos subsídios", diz Letícia Phillips, representante da Unica (União da Indústria da Cana) em Washington.

A pressão pelo fim dos subsídios, que somam US$ 6 bilhões anuais, ganhou força nos EUA devido aos esforços para conter gastos.

A abertura do mercado americano teria impacto comercial limitado para o Brasil no curto prazo, pois a produção está totalmente comprometida com o mercado interno, mas deve incentivar investimentos na produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário